sábado, 30 de maio de 2009

GRUPO DE ALGAS


ALUNOS: ALESSANDRA N° 01
ANDRESSA N° 03
JOSÉ ANDERSON N° 22
WELIGNTON N° 42
SALA: 2 -03 TURNO:VESPERTINO

GRUPO DE ALGAS

O QUE É ALGA MARINHA?
As algas marinhas pertencem ao grupo geral de plantas chamadas Thalophyta. Quer dizer, que não tem sistemas vasculares (para conduzir alimento ou água). Não tem raiz, nem talo, nem folhas. Não produzem fios, nem semente, nem fruto. 0 sistema reprodutor e caracteristicamente unicelular (reprodução ocorre por divisão celular, ou seja, assexual).

ONDE É ENCONTADA?
Ha 10 classes ou grupos gerais de algas, mas trataremos das 4 mais faceis de Reconhecer. Estas se encontram nos mares do mundo, desde a superfkie ate uns 60 metros de profundidade. Muitas se encontram nas costas rochosas agarradas nas pedras ou espalhadas pelas praias, tendo sido "desterradas" por tormentas ou alguma rede pesqueira.

QUAL É O ORGAO DE FIXAÇÃO AO SUBSTRATO, Á BASE ?COMO DIFERE DE UMA RAIZ DE VERDADE?

Como notaram as algas estão firmemente apegadas as rochas, mas temos0 dito que não tem raízes.Esta parte se chama Hapterio, Rizoide, ou Disco Adesivo. Tem a característica de uma raiz, mas não absorve água para 0 use da planta, sendo sua função a de manter a planta grudada a rocha.

COMO O TAMANHO PODE VARIAR NAS ALGAS MARINHAS?

(AS algas variam em tamanho, segundo as celulas microsc6picas ha plantas unicelulares "Colônias gigantes" de ate 20 metros de comprimento.

A ALGAS VERDE É MAIS ENCONTRADA EM ÁGUA DOCE OU SALGADA?

90% vivem na água doce. São plantas bem simples, praticamente sem estrutura especializada. Em água salgada preferem pouca profundidade. Uma bem conhecida e a Alface do mar, tem talo folickeo verde Brilhante e se usa em saladas.

Que são diatomáceas?

As diatomáceas são um grupo de algas muito valiosas mas microscópicas, por isso trataremos apenas superficial mente sobre elas. São algas unicelulares cobertas por uma "caixinha" de sílica. Quando a alga morre, a sílica não se decompõe, assim sendo estes "esqueletos" vão se cumulando no fundo dos lagos e de balas, as vezes chegando a medir uns 300 m de espessura. Isto e escavado e usado em filtros, isoladores, cera ou polidores, e recentemente como inseticida dessecante. Ha provavelmente mais de 10.000 esplkies descobertas ate agora.

INDUSTRIALIZAÇAO DE COSMÉTICO E FARMACÊUTICO



O gás produzido pela Rhopophytas, é utilizada na confecção de meio de cultura e na prática de eletroforese em labora-tórios, devido sua consistência gelatinosa. Também é utilizado na produção de goma usada na indústria têxtil, no meio farmacêutico como alguns medicamentos ´´citados no tópico anterior``, cápsulas de remédios e cremes cosméticos. A carrage-nina, também extaida das Rhodophytas possui formas reversíveis as mudanças de temperaturas (transformação de um liquido em gel e vice-versa), estando presente em cremes dentais, tintas, cosméticos, sabões e tecidos. As Phaeophytas com o seu alginato, são encontrados no meio químico-framaceutico em cosméticos, tintas (mantendo os pigmentos), papel, plásticos, filme cinematográfico, e fibra como as usadas em alto falantes. Outros produto comercializado é o diatomito. Vinho de depósitos geológicos de diatomáceas, é utilizado na produção de filtros, material refratário, polimento de metais, isolantes, alem de serem misturados ao cimento, em construções.

CULINÁRIA




Em muitos países, principalmente no oriente, as algas fazem parte da alimentação diária. Elas são forte de proteínas, vitaminas e sais minerais. Entre os grupos mais consumidos estão as algas vermelhas (RHODOPHYTA) e as pardas (phaeophyta), que podem ser cultivadas em viveiros ou simplesmente coletadas no ambiente marinho.

AS CARACTERISTICAS DAS ALGAS

As algas vivem no mar, em água doce e em terra firma, sobre a superfícies úmidas, muitas espécies são unicelulares, enquanto outras são multicelulares, formando filamentos, lâminas ou estruturas compactas que podem libera caule e folhas de plantas terrestre. O corpo das algas multicelulares é chamadas de talo, certas espécies de algas encontradas no oceano pacifico podem apresentar talos de ate 60 metros de comprimento.
Estes variam em forma e tamanho, dependendo da espécie de algas haver desde um único cloroplasto grande ate dezenas de cloroplastos grande ate dezenas de cloroplastos pequenos por célula.

O FITOPLÂNCTON


O fitoplancton, é constituído por varias espécies de algas e bactérias fotossintetizantes, e os principais grupos de algas presente no fitoplancton são diatomáceas e dinoflagelados. Esses organismo, junto com as bactérias fotossintetizantes, constituem a base da cadeia de alimentação nos mares e lagos.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Cachorro

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívoro
Família: Canídeo
Género: Canis
Espécie: C. lupus

Girafa

Classificação científica
Reino: Animália
Filo:Chordata
Classe: Mammalia
Família: Giraffidae
Gênero: Girafa
Espécie: G. camelopardalis

Cobra


Classificação científica

Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Gênero:serpente
Espécie:réptil

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Leao



leão

Leão-senegalês
Classificação científica
Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Espécie: P. leo

domingo, 3 de maio de 2009

QUEM FOI KARL VON LINNÉ?


Carolus Linnaeus, em português Carlos Lineu e em sueco após nobilitação Carl von Linné (Råshult, Småland, 23 de Maio de 1707Uppsala, 10 de janeiro de 1778) foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna". Foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia. Lineu também foi instrumental no desenvolvimento da escala Celsius (então chamada centígrada) de temperatura, invertendo a escala que Anders Celsius havia proposto, que tinha 0° como ponto de ebulição da água e 100° como o ponto de fusão.
Lineu era o botânico mais reconhecido da sua época, sendo também conhecido pelos seus dotes literários. O filósofo francês Jean-Jacques Rousseau enviou-lhe a mensagem: "Diga-lhe que não conheço maior homem no mundo."[1]; o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe escreveu: "Além de Shakespeare e Spinoza, não conheço ninguém entre os que já não se encontram entre nós que me tenha influenciado mais".[1] O autor sueco August Strindberg escreveu: "Lineu era na realidade um poeta que por acaso se tornou um naturalista".[2]
É ainda o cientista da área das ciências naturais mais famoso da Suécia[3] e a sua figura pode ser encontrada nas actuais notas suecas de cem kronor.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA SISTEMÁTICA?



O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificação passou a respeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do que a baseada apenas em características externas. Para isso se utilizam também características ecológicas, fisiológicas, e todas as outras que estiverem disponíveis para os táxons em questão. É a esse conjunto de investigações a respeito dos táxons que se dá o nome de Sistemática. Nos últimos anos têm sido tentadas classificações baseadas na semelhança entre genomas, com grandes avanços em algumas áreas, especialmente quando se juntam a essas informações aquelas oriundas dos outros campos da Biologia.
A classificação dos seres vivos é parte da sistemática, ciência que estuda as relações entre organismos, e que inclui a coleta, preservação e estudo de espécimes, e a análise dos dados vindos de várias áreas de pesquisa biológica. Nomenclatura é a atribuição de nomes (nome científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados.

O QUE É SISTEMÁTICA?


A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. Inclui a taxonomia (ciência da descoberta, descrição e classificação das espécies e grupo de espécies, com suas normas e princípios) e também a filogenia (relações evolutivas entre os organismos). Em geral, diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos. Em biologia, os sistematas são os cientistas que classificam as espécies em outros táxons a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente.